As autoridades alemãs ordenaram a retirada de meio milhar de habitantes numa localidade do Norte da Alemanha quando um dique cedeu à força do rio Elba. Ontem, o Governo determinou a saída de 23 mil pessoas de Magdeburgo e arredores.
Corpo do artigo
A pressão da água abriu uma brecha de 10 metros num dique perto da localidade de Fischbeck, no Norte da Alemanha, que rapidamente aumentou para 50 metros. As autoridades ordenaram imediatamente a retirada de perto de 500 habitantes.
[youtube:HAwDzH57vGU]
O caudal do rio Elba está muito aumentado por causa das fortes chuvas que há vários dias atingem o centro da Europa.
A rutura do dique teve também como consequência a submersão de uma ponte ferroviária que obrigou a uma mudança de trajeto dos comboios que fazem a ligação entre Berlim e as cidades de Frankfurt e Colonia.
Mais a Sul, em Magdeburgo, o caudal do Elba desceu cerca de 13 centímetros, está agora com 7,5 metros mas muito longe dos habituais dois metros de altura.
Ontem, as autoridades tinham ordenado a retirada de mais de 23 mil pessoas de habitantes daquela cidade e dos arredores.