Para o presidente do Governo Regional da Catalunha, o protesto de 11 de setembro a favor da autodeterminação desta região espanhola tem de ser transferido para as urnas.
Corpo do artigo
O presidente do Governo Regional da Catalunha anunciou que vai dissolver o parlamento local nos próximos dias e que vai convocar eleições antecipadas para 25 de novembro.
No início da intervenção que fez no parlamento catalão, Artur Mas explicou que «em momentos excecionais» impõem-se «decisões excecionais».
«Chegou a hora de a Catalunha exercer o direito à autodeterminação de maneira democrática e pacífica», afirmou o líder do governo catalão.
Para Artur Mas, uma «nova etapa aconselha e exige mesmo uma nova legitimidade tanto ao nível interno da Catalunha como do Estado espanhol e da comunidade internacional».
Mas recordou o protesto realizado a 11 de setembro e que juntou 1,5 milhões de pessoas a favor da autodeterminação desta região espanhola tem de ser transferido para as urnas.
O presidente do Governo Regional catalão aproveitou ainda para criticar o Estado espanhol e a incapacidade do governo liderado por Mariano Rajoy para responder às exigências da Catalunha em termos de política orçamental.