As autoridades espanholas detiveram, esta terça-feira de madrugada, na localidade de Andoain, na província basca de Guipuzkoa (País Basco), dois homens suspeitos de ligações à ETA, informaram fontes da luta anti-terrorista.
Corpo do artigo
As mesmas fontes acrescentaram que os detidos são dois homens «sem cadastro» que integravam a organização terrorista. As detenções aconteceram no âmbito de uma operação franco-espanhola.
Um dos detidos é Iñaki Igerategi - que até agora integrava o corpo de bombeiros da Deputação de Guipuzkoa - primo de José Maria Igerategi Gilisagasti, que morreu em março de 1994 em Vitoria, quando explodiu antecipadamente uma bomba que transportava. O segundo detido é Juan Ignacio Otaño.
Ambos foram detidos com base em documentação encontrada com o ex-chefe da ETA Francisco Javier López Peña (conhecido como "Thierry"), detido em França em maio de 2008.
Desde 20 de outubro último, data em que a organização basca anunciou o fim da ação armada, já foram detidos 12 alegados membros da organização.
A ONU e a União Europeia consideram a ETA uma organização terrorista.