O presidente da Comissão Europeia colocou, esta quarta-feira, a construção de um futuro democrático para o povo líbio como um compromisso da Comissão Europeia para o próximo Outono.
Corpo do artigo
Trata-se de um país que está a emergir de 42 anos de ditadura, ao qual todos devem garantir um futuro brilhante e democrático, disse Durão Barroso, que falava numa mensagem vídeo, divulgada na Internet, sobre as acções da Comissão Europeia no próximo Outono.
O presidente do executivo comunitário assume o compromisso de continuar a ajudar o povo líbio, dizendo que a instituição que lidera tem tido um papel fundamental após a queda de Muammar Kaddafi.
«Em primeiro lugar por fornecer ajuda humanitária essencial, em estreita cooperação com o resto da comunidade internacional. E, em segundo lugar, fazendo todo o possível para apoiar a emergência de uma nova Líbia baseada na justiça social, inclusão e, claro, total respeito pela integridade territorial», especificou.
Referindo-se à Líbia, Durão Barroso salientou que faz parte do papel da instituição que lidera levar a solidariedade europeia alem das fronteiras da União Europeia.
«Os desafios que enfrentamos são vastos. Mas assim é a nossa determinação para os enfrentar. A nossa interdependência - mais do que evidente dentro da nossa União, mas que não se detém nas fronteiras da Europa - não é uma fraqueza. É simplesmente um facto. Se a nossa acção é guiada pela solidariedade e responsabilidade, então podemos assegurar que é também uma força», frisou.