O novo governo do Egipto vai finalmente tomar posse na quinta-feira na sequência de uma ampla remodelação motivada pelos protestos populares, disse fonte militar citada pela agência oficial Mena.
Corpo do artigo
«Os novos membros do governo do primeiro-ministro Essam Charaf prestam juramento quinta-feira» no final da manhã, declarou o responsável militar, que optou por não se identificar.
A investidura vai decorrer perante o marechal Hussein Tantaui, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, a instância que assegura a liderança do país desde o derrube do ex-Presidente Hosni Mubarak, em 11 de Fevereiro.
O novo governo, profundamente remodelado - mais de metade dos ministérios devem mudar de titular - constitui uma resposta às crescentes críticas sobre a lentidão das reformas no país.
O novo executivo deveria ter sido empossado segunda-feira, mas problemas relacionados com a distribuição de diversas pastas forçaram ao adiamento da cerimónia.
Na terça-feira, a tomada de posse voltou a ser protelada devido à fadiga extrema do primeiro-ministro, que optou por um dia de repouso absoluto.
Em paralelo, o Conselho supremo militar anunciou o adiamento das eleições legislativas previstas para Setembro, e garantiu que no final desse mês será anunciada a data definitiva.
O escrutínio para a Assembleia do Povo (câmara baixa) e a Shura (câmara alta) vão decorrer no mesmo dia e vão ser supervisionadas por magistrados, e sem a presença de observadores internacionais, acrescentou um responsável da estrutura militar.