O novo primeiro-ministro interino egípcio, Ibrahim Mahlab, afirmou hoje, nas primeiras declarações como chefe do Governo, que a derrota do terrorismo constitui «o passo mais importante para a construção do país».
Corpo do artigo
Na primeira conferência de imprensa como primeiro-ministro, Mahlab destacou também como prioridade «a preparação do ambiente adequado para o cumprimento do roteiro» político proposto pelo exército após a destituição do presidente islamita Mohamed Morsi, em julho passado.
O novo governante avançou ainda que outro dos seus objetivos será «melhorar as condições de vida dos egípcios» num ambiente de estabilidade e de segurança.
«Vou ser um servidor fiel deste povo e vou colocar todos os meus esforços para cumprir as suas aspirações», garantiu.
Horas antes, numa entrevista à edição online do jornal oficial Al-Ahram, Ibrahim Mahlab confirmou que tinha sido designado formalmente pelo presidente interino Adly Mansour, durante um encontro hoje realizado, para formar um novo Governo.
Na conferência de imprensa, o político afirmou que prevê realizar esta missão «nos próximos três a quatro dias», devido à proximidade das eleições presidenciais, que deverão ocorrer possivelmente até meados de abril.
Ibrahim Mahlab acrescentou que irá começar imediatamente as consultas.
A designação de Mahlab ocorreu cerca de 24 horas depois da demissão do executivo liderado por Hazem el-Beblawi, nomeado pelo exército depois da destituição de Morsi.
Ibrahim Mahlab, um engenheiro sexagenário, assumia a pasta do Ministério da Habitação no executivo cessante.
Também dirigiu a empresa governamental Arab Contractors, uma das mais importantes empresas de construção do Egito.
Durante o regime de Hosni Mubarak, derrubado por uma revolta popular no início de 2011, Mahlab integrou o Senado, como membro do partido do antigo Presidente egípcio (Partido Nacional Democrático - PND, que foi dissolvido).