O presidente norte-americano informou, esta terça-feira, que o embaixador dos Estados Unidos vai regressar a Tripoli esta semana.
Corpo do artigo
«Hoje posso anunciar que o nosso embaixador vai regressar a Tripoli e esta semana a bandeira americana, que foi recolhida antes da embaixada ter sido atacada, vai ser hasteada outra vez sobre uma embaixada norte-americana realmente aberta», anunciou Barack Obama.
O presidente dos Estados Unidos falava no final do primeiro encontro com o representante do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Moustapha Abdel Jalil, que se realizou à margem da assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
«Após quatro décadas tenebrosas, eles [líbios] podem caminhar nas ruas livres do domínio de um tirano. Fazem-se ouvir nos jornais, na rádio, na televisão, em locais públicos e em blogs», destacou.
Obama disse ainda que a missão da Nato na Líbia será mantida «enquanto os líbios estiverem ameaçados» e apelou às forças leais ao regime de Maummar Kadhafi a depor armas para se juntarem ao novo país.