O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, encontrou-se hoje em Munique com o ministro iraniano, Mohammad Javad Zarif, quando se prevê que as negociações do programa nuclear do Irão sejam retomadas a 18 de fevereiro.
Corpo do artigo
John Kerry e Mohammad Javad Zarif «encontraram-se à margem da conferência de Segurança de Munique», precisou Jen Psaki, porta-voz norte-americano.
Este encontro entre o secretário de estado norte americano e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão é o primeiro "cara a cara", a sós, entre os dois chefes da diplomacia dos dois paises desde o corte de relações em 1979, na crise dos reféns, na embaixada norte-americana em Teerão.
O porta-voz de John Kerry garantiu ainda que os Estados Unidos manifestaram a intenção de continuar a aplicar as sanções.
As negociações do programa nuclear iraniano devem ser retomadas a 18 de fevereiro em Viena, anunciou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, depois de se ter encontrado com Zarif em Munique.
Teerão e o grupo dos países 5+1 (China, Estados Unidos, França Reino Unido, Rússia e Alemanha) concluíram em novembro de 2013, em Genebra, um acordo que suspende determinadas atividades nucleares sensíveis do Irão em troca de um levantamento parcial das sanções ocidentais.
A conferência de Segurança de Munique, na qual dezenas de dirigentes políticos procuram saídas para os conflitos da Síria, Ucrânia, Irão e Médio Oriente, termina hoje.