Em dia de cimeira europeia, para além das medidas de curto prazo os líderes europeus olham um pouco mais frente. O correspondente da TSF, em Bruxelas, espreitou o esboço da declaração final que vai ser trabalhado no conselho.
Corpo do artigo
O sucesso da cimeira estará essecialmente dependente daquilo que se conseguir avançar no debate sobre a união bancária e sobre união orçamental, de acordo com uma fonte europeia.
O tema será colocado no debate, proposto pela Comissão Europeia através de um texto elaborado em conjunto com os técnicos do Conselho Europeu, do Eurogrupo e do BCE.
O documento esteve a ser preparado desde Maio e propõe medidas concretas para criar além da união bancária, um fundo de amortização de dívida, bem como a possibilidade de se avançar para uma maior integração orçamental.
No entanto, o esboço da declaração final, a que a TSF teve acesso é escasso em conclusões sobre esta matéria.
Sobre Portugal, apesar de nas reuniões dos ministros da Finanças, que servem de preparativo para a cimeira, os dados da execução orçamental terem sido o tema principal abordado por Vítor Gaspar, o cenário de riscos e incertezas, para o cumprimento da meta do défice, ao que foi possível apurar, não será abordado.
Fonte comunitária garante que o caso português não está em cima da mesa.