Nas eleições regionais e municipais espanholas deste domingo, onde o partido do governo foi castigado, houve muitos votos nulos com mensagens de protesto contra o sistema.
Corpo do artigo
Um boneco como aqueles dos sinais de trânsito desenhado em formas arredondadas sentado numa sanita com um boletim de voto na mão e com um texto ao lado onde se pode ler «voto nulo em sinal de protesto» apareceu em vários boletins de voto.
Não muito longe no que diz respeito à popularidade ficou o "partido do Sponge Bob", uma famosa esponja amarela quadrada, personagem de uma série animada.
Entre os que não contaram e serviram para dar voz à indignação encontram-se boletins com a lista dos jogadores da selecção espanhola de futebol, campeã do mundo na África do Sul, porque, pode ler-se num desses boletins, a selecção deu mais à Espanha do que os políticos.
Ainda no campo do desporto, também Fernando Alonso, mereceu a confiança de alguns eleitores, porque pelo menos o piloto de Fórmula 1 coloca a vida em risco para ganhar dinheiro, o que não acontece com os políticos corruptos deste país, lê-se numa folha branca que tem a fotografia de Alonso.
Há ainda quem tenha optado por confiar o voto a José Mourinho, colocando um recorte com a cara do treinador português dentro do envelope.
O que também não faltou foram referências, mais ou menos explícitas, ao movimento 15-M, que convocou os protestos antes das eleições e que ainda duram na Puerta del Sol, em Madrid.
Há uma máscara igual à do herói do filme "V" de vingança, símbolo da luta contra o sistema, e ainda uma mensagem clara: «eu voto para acabar com a ditadura bipartidarista e instaurar uma real e limpa de corrupção já».