
Juan Carlos
Reuters
O rei Juan Carlos anunciou a sua sua vontade de renunciar ao torno e abrir o processo de sucessão para o filho, o Principe Felipe de Bourbon, informou hoje o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.
Numa declaração feita esta manhã, Rajoy anunciou ter convocado um conselho de ministros extraordinário para terça-feira com o objetivo de cumprir as alterações constitucionais necessárias, uma vez que se trata de uma abdicação.
Mariano Rajoy disse esperar que as Cortes aprovem muito em breve a sucessão do trono para a figura do príncipe herdeiro, Felipe de Bourbon.
O chefe do Executivo espanhol manifestou o desejo de que o processo de transição decorra «com toda a normalidade» e elogiou o papel central desempenhado por Juan Carlos na história de Espanha.
Segundo Rajoy, o rei Juan Carlos dará a conhecer ao povo espanhol, ainda esta segunda-feira, os motivos que levaram à decisão de abdicar do trono. Do mesmo modo, adiantou Rajoy, o rei está convencido de que este é o melhor momento para que a sucessão possa ocorrer com toda a normalidade.
Fontes da Casa Real citadas pela Efe explicaram que Juan Carlos tinha decidido em janeiro abdicar o cargo, numa decisão «muito meditada» e que não esteve vinculada ao seu estado de saúde.
Juan Carlos nasceu em Roma a 05 de janeiro de 1938, filho de Juan de Bourbon y Battenberg e de María de las Mercedes de Bourbon y Orleáns.
Aos três anos, tornou-se herdeiro da família real espanhola depois de o seu avô ter abdicado para o seu filho, Juan Carlos.