Está concluída a atualização de software dos 737 Max. Pilotos vão receber formação

Daniel Elwell, acting administrator of the Federal Aviation Administration, listens to testimony as the picture of the Boeing 737 cockpit is displayed during a hearing to the House Transportation and Infrastructure Committee Aviation Subcommittee on "Status of the Boeing 737 MAX" on Capitol Hill in Washington, U.S., May 15, 2019. REUTERS/Joshua Roberts
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Atualização de software desenvolvida pela Boeing vai resolver o problema no sensor de estabilização dos 737 Max 8.
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A Boeing já concluiu as atualizações de software requeridas para resolver os problemas dos 737 Max 8, que estiveram na origem da queda de dois aviões deste modelo, em outubro e novembro do ano passado.
Tanto o primeiro acidente, que envolveu um avião da Lion Air, como o segundo, que meses depois envolveu um avião da Ethiopian Airlines, registaram um erro no novo sistema automático de estabilização - o chamado MCAS, criado para corrigir a posição do nariz do avião - uma novidade do modelo Max 8.
Em resultado, os pilotos receberam leituras incorretas do sensor e a tripulação não conseguiu desligá-lo. O nariz dos dois aparelhos foi forçado a baixar e levantar sucessivamente em poucos minutos minutos até que a perda de controlo foi total.
As novas diretivas vão ser entregues à Agência Federal de Aviação (FAA), autoridade que regula o setor aeronáutico norte-americano, que por sua vez vai assegurar a formação e certificação de novos pilotos.
Está já agendada para o dia 23 de maio uma reunião no Texas com reguladores de todo o mundo para que estes possam implementar a atualização de software e formação de software nos respetivos países.
Ainda não é certo o destino dos 375 aparelhos que estão impedidos de realizar viagens, mas nos Estados Unidos a esperança é que regressem voltem a voar ainda este verão.
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