O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, continua «estável dentro do seu quadro delicado» e a «batalhar duramente» pela sua vida, disse na quarta-feira à noite o seu genro Jorge Arreaza, em declarações em Cuba, noticia a Efe.
Corpo do artigo
«A equipa médica explicou-nos que a condição do Presidente Chávez continua a ser estável dentro do seu quadro delicado», afirmou Arreaza, que também é ministro da Ciência e Tecnologia, na sua conta na rede social twitter (@jaarreaza).
Casado com a filha mais velha de Chavez, Rosa Virgina, Arreaza acrescentou que o Presidente «continua a batalhar duramente e envia todo o seu amor» ao povo venezuelano.
Arreaza acrescentou que o irmão mais velho de Chávez e governador do Estado de Barinas, no sudoeste do país, Adán Chávez, chegou a Havana, onde o Presidente venezuelano está hospitalizado desde há três semanas, tendo-se reunido com o vice-Presidente, Nicolás Maduro, a procuradora e esposa deste, Cília flores, e ele próprio.
Na terça-feira, Maduro, que foi designado pelo próprio Chávez como sucessor no caso de qualquer eventualidade, reconheceu mais uma vez o estado «delicado» de saúde do Presidente e destacou o compromisso do Governo venezuelano para dar informação «sempre com verdade, por mais dura que seja».
Disse ainda que regressaria à Venezuela na quarta-feira, sem que tenha havido porém qualquer notícia oficial da sua chegada.
Entretanto, a oposição venezuelana exigiu na quarta-feira «a verdade» sobre a situação de Chávez, considerando que a versão oficial «está esgotada» e «é insustentável», considerando que «oculta mais informação do que a que dá».
Chávez foi operado a um cancro, a quarta intervenção desde que foi diagnosticado em junho de 2011, do qual se sabe que está na zona pélvica, mas não a tipologia nem localização exatas.