Nos EUA, está ao rubro o debate sobre o controlo das armas. Muitos esperam que volte a ser discutida e votada uma proibição de certos tipos de armas mais letais. Entretanto, um grupo de artistas, músicos, atores e outros divulgou um vídeo onde pede acção contra a violência armada.
Corpo do artigo
[youtube:64G5FfG2Xpg]
Depois do massacre na escola primária de Newtown, muitos foram os casos que levam agora várias celebridades e artistas a unir-se em torno de um objetivo comum: exigir um plano para acabar com a violência através das armas.
Num vídeo de pouco mais de um minuto, sem as habituais cores garridas do glamour das festas, dos videoclips ou dos "blockbusters" do cinema de Hollywood a preto e branco, cada interveniente exige o fim dos massacres e deixa uma questão: "Quantos mais casos como o de Newtown terão de acontecer até que algo mude?".
A cantora Beyonce, os actores Will Ferrel, Cortney Cox e Juliane Moore, ou ainda o apresentador e comediante Conan O'Brien são apenas alguns entre muitos outros nomes que se juntaram às vozes que contestam a lei de aquisição e posse de armas de fogo nos Estados Unidos, que consideram ser tempo de dizer "basta".
O tempo é o de uma ação conjunta por parte dos líderes, refere também o site oficial do movimento "Demandaplan.org", onde existem mesmo ligações que permitem o contacto de cada ativista, com a Casa Branca e também com o congresso, por email ou por telefone, e que pretende juntar 750 "mayors" norte americanos e ainda 750 mil apoiantes para pressionar obama e os congressistas a darem um passo em frente para terminar com a violência.