São os primeiros dados retirados das caixas negras do avião que sábado se despenhou no aeroporto de São Francisco, provocando a morte a 2 pessoas e ferindo mais de 200.
Corpo do artigo
As autoridades norte-americanas informaram este domingo que o avião da companhia aérea sul-coreana Asiana Airlines, que se despenhou no aeroporto de São Francisco, fez uma aproximação à pista a uma velocidade abaixo do normal.
Em conferência de imprensa, a presidente da agência de segurança de transportes norte-americana (NTSB), Deborah Hersman, indicou que o Boeing 777 voava a uma velocidade «significativamente abaixo» do normal para uma aterragem quando se aproximou da pista.
Os dados recuperados das caixas negras do avião revelam que a tripulação ainda tentou aumentar a velocidade e abortar a aterragem, mas já não conseguiu evitar que a cauda batesse no paredão que separa o fim da pista do mar. A manobra aconteceu apenas 1,5 segundos antes do embate.
Deborah Hersman esclareceu que não houve qualquer indicação prévia de que havia algum tipo de problema com o avião ou com a manobra de aterragem, até sete segundos antes do embate do aparelho no muro.
Por seu turno, os controladores aéreos dizem não ter dado conta de qualquer problema com o avião até este ter batido contra o muro e, consequentemente, se ter despistado.
O último balanço provisório do acidente do voo 214 é de dois mortos e 182 feridos, entre passageiros e tripulantes.