O departamento de estado norte-americano considerou «cobardes» os ataques suicidas de hoje no Afeganistão, num comunicado onde também se refere que a secretária de Estado, Hillary Clinton, falou com o embaixador norte-americano em Cabul, Ryan Crocker.
Corpo do artigo
A agência AFP, que cita o comunicado, adianta que «Clinton falou com o embaixador Crocker sobre os ataques cobardes em Cabul e outras regiões do Afeganistão e para confirmar que os membros da missão norte-americana estão sãos e salvos».
No mesmo documento refere-se que Clinton pediu ao embaixador Crocker para transmitir ao presidente (Hamid) Karzai os agradecimentos dos Estados Unidos pela «resposta rápida e eficaz das forças de segurança afegãs» aos ataques reivindicados pelo movimento talibã.
Os talibã desencadearam hoje seis ataques suicidas simultâneos no Afeganistão para assinalar, segundo os autores, o início da sua tradicional ofensiva da primavera.
Dos ataques, que fizeram pelo menos 19 mortos entre os atacantes e 23 feridos (14 polícias e nove civis), segundo um balanço divulgado pelo ministério do Interior afegão, três foram perpetrados no centro de Cabul.