
John Kerry e Sergei Lavrov durante uma conferência de imprensa conjunta em Genebra
Reuters/Larry Downing
Em Genebra, o secretário de Estado norte-americano John Kerry frisou que as «declarações do regime sírio não são suficientes aos nossos olhos».
Os EUA e a Rússia estão «determinadas» a ter «conversações substanciais» sobre os meios de colocar o arsenal sírio de armas químicas sobre controlo internacional, afirmou John Kerry.
Em Genebra, o secretário de Estado norte-americano sublinhou que as «declarações do regime sírio não são suficientes aos nossos olhos e por isso estamos aqui para trabalhar com os russos e com Sergei Lavrov [chefe da diplomacia russa]».
Antes das conversações com Lavrov, Kerry reconheceu ainda que a entrega do arsenal químico da Síria constituirá um processo complexo e demorado.
Por seu lado, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros disse que o objetivo é «trabalhar para chegar a um acordo de princípio a fim de resolver de uma vez por todas o problema das armas químicas da Síria».
Lavrov, que pretende resolver este problema através da adesão da Síria à Convenção para a Interdição das Armas Químicas, considerou que a resolução do problema «torna inútil qualquer ataque à Síria».