Quem o diz é o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, numa reação à decisão dos EUA em receber até 10 mil pessoas. A UNICEF alerta, entretanto, que milhões de pessoas na Síria podem transforma-se em refugiados se não for posto um fim à guerra.
Corpo do artigo
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados considera inadequada a resposta dos Estados Unidos na vaga de refugiados que atravessa a Europa, dada.
Brack Obama disse ontem que os EUA estão dispostos a receber ate 10 mil refugiados sírios mas o ACNUR considera que o país podia e devia fazer mais, face à escala do êxodo de pessoas que fogem da guerra e da destruição.
Numa conferência de imprensa em Genebra, porta voz do ACNUR, William Spindler, desafiou a administração norte-americana a olhar para a dimensão da crise humanitaria em curso e a dar uma resposta mais adequada.
Por seu turno, a UNICEF alertou hoje para o facto de milhões de pessoas na Síria se poderem transformar rapidamente em novos refugiados e procurarem refugio na Europa caso a guerra não acabe.
Segundo o diretor regional da UNICEF para o Médio oriente e Norte de África, há pelo menos 8 milhões de pessoas deslocadas na Síria.