Em linha com a Comissão Europeia, o Eurogrupo prepara-se para dar luz verde aos pagamentos antecipados de Portugal ao FMI. A decisão favorável será adotada na reunião da próxima segunda-feira.
Corpo do artigo
Um alto dirigente do Eurogrupo diz que «está tudo bem» por isso «a decisão será favorável a Portugal». O Eurogrupo está pronto para dar o aval «político» aos pagamentos antecipados ao FMI, na reunião da próxima-segunda feira.
Esta fonte ouvida pela TSF considera que as emissões recentes de dívida têm «um impacto positivo» do ponto de vista da «sustentabilidade da dívida», pelo que a antecipação do pagamento de 14 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional «será autorizada».
O trabalho técnico será elaborado a partir da próxima semana. Por várias vezes esta fonte frisou que se trata de uma «decisão política». Tecnicamente ainda tem de ser trabalhada e debatida, embora tenha referido que o caminho já percorrido, em relação ao modelo seguido pela Irlanda para devolver o dinheiro ao Fundo Monetário internacional, será aproveitado, e Portugal seguirá os «mesmos princípios» que foram definidos para Dublin.