O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse hoje que persistem ainda distâncias entre Atenas e os credores e que as "portas continuam abertas" para que as autoridades gregas aceitem as propostas das instituições.
Corpo do artigo
O Eurogrupo continua disponível à espera que o governo grego aceite a proposta dos credores. Numa declaração em Bruxelas, Jeroen Dijsselbloem diz que as portas continuam abertas para o governo grego mas nunca fala em novas propostas de Atenas.
O documento para ser aceite é o que foi colocado em cima da mesa pelos credores, mas as divergências em relação à reforma das pensões e em relação ao IVA e ao IRC, mantêm-se apesar da nova renda negocial, ao mais alto nível, entre a troika e o governo grego.
Por isso, diz, não foi possível chegar a acordo na reunião dos ministros das finanças da zona euro.
O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou que os colegas do Eurogrupo também não estão de acordo em relação a algumas propostas dos credores.
As negociações vão continuar, o grupo de trabalho do euro começa já amanhã a trabalhar nos preparativos de um novo encontro do Eurogrupo. Ao que tudo indica a situação da Grécia volta à mesa dos ministros das Finanças já no sábado.
O FMI já emitiu, entretanto, um comunicado a exigir o pagamento atempado da dívida acumulada de junho. E a chanceler alemã, Angela Merkel, quer haja uma solução para a Grécia até segunda feira antes da abertura dos mercados.