A reunião do Eurogrupo terminou hoje sem acordo e os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se nos próximos dias para debater novas propostas gregas.
Corpo do artigo
"As propostas da Grécia são bem-vindas, mas é necessário fazer mais trabalho com as instituições", disse o comissário europeu para o Euro Valdis Dombrovskis através da rede social Twitter, dando conta da ausência de acordo, a nível de ministros das Finanças da zona euro, com a Grécia.
[twitter:612964990774067200]
O comissário acrescentou ainda que o Eurogrupo vai reunir-se "esta semana", sublinhando a urgência de se chegar a acordo "nos próximos dias". A reunião do Eurogrupo antecedeu uma cimeira de emergência da zona euro, com início marcado para as 19:00 (18:00 de Lisboa).
Depois da reunião, o presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem falou na possibilidade de se chegar a um acordo com a Grécia "no fim desta semana".
"Usaremos estas novas propostas gregas como base para um acordo. Se tudo correr bem, podemos chegar a um acordo no final desta semana", afirmou Dijsselbloem, após cerca de duas horas de reunião dos ministros das Finanças da zona euro.
Há cinco meses que se arrasta o processo de negociações entre Atenas e os credores quanto às reformas a adotar pelo país, sem o qual os parceiros europeus e os credores não libertam a última parcela do programa de resgate, de 7,2 mil milhões de euros.
Sem esse dinheiro, ou pelo menos parte dele, a Grécia - que está a poucos dias de ter de pagar os 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, a 30 de junho, - fica muito próxima do incumprimento (default) e aumenta o risco de uma saída da zona euro (o chamado "Grexit").