Vários responsáveis europeus baixaram as expectativas sobre os resultados da cimeira de emergência sobre a Grécia em Bruxelas, mostrando-se descrentes quanto a uma solução já hoje.
Corpo do artigo
Queixam-se de não conhecer as propostas e, por isso, dificilmente podem preparar um acordo para a ratificação dos líderes da zona euro. O presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem considera que as conversações ainda podem ter de prosseguir por mais dias.
"Claro que se [as propostas] chegaram há muito pouco tempo será impossível ter uma apreciação final e veremos que serão uma base para as derradeiras conversações", afirmou à entrada para a reunião dos ministros das Finanças da zona euro.
Já o ministro da alemão, Wolfgang Schäuble vê muito poucas ou nenhuma possibilidades de um acordo ser alcançado já que não sabe o que de novo propôs o primeiro-ministro grego, durante o fim de semana.
"Não estou a par de novas propostas. Para mim a situação é a mesma da última quinta-feira. Não recebemos propostas substanciais ainda e não vejo como podemos preparar a cimeira sem propostas substanciais e, a partir daí, preparar uma declaração para a cimeira do euro. Não é possível. Diz-se que há esforços para criar expectativas no público, mas ainda nada cumprido na essência até agora. Nós não podemos preparar uma cimeira com seriedade sem propostas substanciais para examinar", declarou.
Também o porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel declarou que "sem uma base de decisão, a cimeira desta noite não será senão um conselho de consultas".
Alguns ministros das Finanças foram ainda mais longe e mostraram o seu pessimismo, considerando que a reunião do Eurogrupo de hoje pode ser uma perda de tempo, uma vez que as propostas da Grécia já chegaram tarde e houve pouco tempo para serem avaliadas.
"Tenho muito baixas expectativas (...) Não vejo um desfecho hoje", disse aos jornalistas o ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, que foi mesmo mais longe ao afirmar que este dia "é um gasto de milhas".
O ministro das Finanças irlandês, Michael Noonan, considerou, pelo seu lado, que vê "dificuldades" em o Eurogrupo preparar a cimeira desta noite e o responsável pelo tesouro da Bélgica, Johan van Overtveldt, disse que não sabe exatamente o que estará em cima da mesa quanto às propostas gregas: "Estou um bocadinho confuso".