O presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, defendeu hoje que o atual momento exige que os líderes europeus se centrem em «assuntos reais» e garantam aos cidadãos que estão unidos para «conduzir a Europa para fora da crise».
Corpo do artigo
«Desde o início, o PE tem sido categórico na sua oposição à revisão dos Tratados, porque tal simplesmente não é necessário. (...) Os nossos concidadãos não conseguem entender porque, no meio da crise, estamos a discutir assuntos misteriosos, como instituições e artigos do Tratado», considerou Schulz em Bruxelas, em discurso proferido junto dos líderes e chefes de Estado europeus.
Para o recém-eleito presidente do PE, é altura da Europa se centrar nos «problemas reais».
«É hora de falar sobre como vamos conduzir a Europa para fora da crise. É hora de agirmos com determinação», considerou.
O primeiro Conselho Europeu do ano começou cerca das 15:30 de Bruxelas, menos uma hora em Lisboa, e as próximas horas dos líderes europeus serão dedicadas ao crescimento e emprego nos Estados-membros da União Europeia (UE).
A agenda do encontro de hoje na capital belga, que devia inicialmente arrancar pelas 15:00, é dedicada ao crescimento e emprego, mas nela os chefes de Estado e Governo prosseguirão também a política de reforço da disciplina das contas públicas, com a aprovação do novo «pacto orçamental».
[Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico]