Ex-vice-presidente do Parlamento Europeu em estado grave após ser baleado no rosto. Polícia procura atirador
Alejo Vidal-Quadras caminhava sozinho na rua quando uma pessoa se aproximou dele e disparou a uma distância de cerca de dois metros.
Corpo do artigo
O antigo presidente do Partido Popular da Catalunha, fundador do VOX e ex-vice-presidente do Parlamento Europeu, Alejo Vidal-Quadras, de 78 anos, foi baleado na rua Núñez de Balboa, em Madrid. Foi atingido no rosto e levado para o hospital, avança o jornal espanhol El Mundo.
Alejo Vidal-Quadras caminhava sozinho na rua quando uma pessoa se aproximou dele e disparou a uma distância de cerca de dois metros. As equipas de emergência médica estabilizaram-no e transferiram-no para o Hospital Universitário de La Princesa.
1722607223665234210
Os primeiros pormenores referem que o atirador trata-se de um indivíduo que usava capacete e estava vestido com um casaco azul e calças de ganga. Depois do disparo fugiu em direção a uma mota onde o esperava outro homem numa Yamaha preta. Os dois fugiram juntos no veículo, com o atirador a seguir na parte de trás.
Algumas horas depois foi encontrada uma mota queimada no município de Fuenlabrada, a cerca de 20 quilómetros do centro de Madrid. A polícia científica está a analisá-la para determinar se foi a utilizada pelos atacantes.
As muitas câmaras de videovigilâncias que estão pelas ruas do bairro estão a ser muito importantes para a investigação do caso.
Segundo fontes médicas, citadas pelo mesmo jornal espanhol, o antigo deputado Popular está em estado grave, mas estável e consciente. O jornal espanhol ABC, que cita o relatório médico do hospital, revela que Alejo Vidal-Quadras tem uma dupla fratura mandibibular e será submetido a uma intervenção cirúrgica.
A Polícia Nacional espanhola está a investigar o caso e, para já, desconhece-se a natureza do ataque, mas fontes ligadas ao caso adiantaram ao jornal espanhol ABC que não parece tratar-se de um roubo. A zona onde Alejo Vidal-Quadras foi baleado está isolada.
Notícia atualizada às 17h38