As explosões que atingiram o autocarro do Borussia Dortmund tinham o veículo como alvo específico. Polícia encontrou uma carta no local mas ainda não sabe as motivações do ataque.
Corpo do artigo
"Nós partimos do princípio, e fizemo-lo desde o início, que se tratou de um ataque visando diretamente o autocarro", declarou o chefe da polícia, Gregor Lange, em conferência de imprensa.
O porta-voz confirmou a informação avançada pela procuradoria de Dortmund, que revelou que uma carta foi encontrada perto do local das explosões, mas especificou que a sua autenticidade está "em processo de verificação".
Uma responsável da procuradoria, Sandra Lücke, indicou que uma investigação por "tentativa de homicídio" foi aberta e sublinhou que ainda é demasiado cedo para determinar a motivação das explosões.
A procuradora certificou também que um quarto objeto "semelhante a um explosivo" foi encontrado nas proximidades do local do ataque, mas os investigadores ainda não conseguiram determinar se é um explosivo e se está relacionado com as três explosões anteriores.
Citando fontes policiais, a agência noticiosa alemã DPA avançou, ao início da noite, que, neste ponto da investigação, não existe "qualquer elemento" que sugira que o ataque ao autocarro em que seguia a equipa alemã teve origem terrorista.
De acordo com a AFP, que recolhe as informações da DPA, a polícia não usa a palavra atentado para descrever o incidente, mas sim "ataque grave com explosivos".
Três explosões atingiram hoje o autocarro do Borussia Dortmund, quando a equipa se dirigia para o seu estádio para defrontar os franceses do Mónaco na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com o defesa espanhol Marc Bartra a ficar ferido no pulso direito.
O jogo acabou por ser adiado para as 17:45 (horas de Lisboa) de quarta-feira.
Apoio da FIFA....
"A FIFA condena os incidentes em Dortmund. Todos estamos a esperar mais detalhes sobre o incidente", lê-se num comunicado emitido pelo presidente da organismo máximo do futebol mundial, o suíço Gianni Infantino.
"Estamos a monitorizar de perto a condição do jogador do Borussia Dortmund Marc Bartra [lesionado num braço após as explosões] e desejamos-lhe uma rápida recuperação das suas lesões", referiu Infantino.
... e de Portugal
Os três 'grandes' do futebol português, Benfica, FC Porto e Sporting, também endereçaram, através da internet, apoio e solidariedade à equipa alemã.
O FC Porto fez saber, em inglês, "estar solidário com o Borussia Dortmund e com Marc Bartra", enquanto o Benfica, no mesmo idioma, escreveu "os nossos pensamentos estão contigo, Borussia Dortmund", citando a seguir o hino do Liverpool, o célebre 'You'II Never Walk Alone' ('Nunca caminharás sozinho'), juntando uma foto em que aparecem as bandeiras dos dois clubes lado a lado.
Já o Sporting optou por expressar o seu apoio na língua de Camões, ao desejar que "esteja tudo bem com os companheiros do Borussia Dortmund", acrescentando uma foto tirada durante um dos dois jogos da Liga dos Campeões no qual aparecem abraçadas as mascotes dos dois clubes.