Fotografias, impressões digitais e características faciais: novas regras de entrada nos EUA em vigor

EUA
Samuel Corum/Getty Images via AFP (arquivo)
A diretiva abrange todos os não cidadãos norte-americanos, incluindo titulares de vistos, residentes temporários, trabalhadores sazonais, menores e idosos
As autoridades dos Estados Unidos passam a partir desta sexta-feira a recolher fotografias de todos os estrangeiros e dados biométricos de alguns deles quando entrarem e saírem do país por via aérea, terrestre ou marítima.
Entre as ameaças que o novo sistema pretende combater, a Administração republicana norte-americana destacou o terrorismo, o uso fraudulento de documentos de viagem, a permanência além do prazo permitido e a existência de informações incorretas ou incompletas sobre os viajantes.
Segundo as novas regras, é permitido às autoridades norte-americanas recolherem dados biométricos, como impressões digitais e características faciais de estrangeiros nos aeroportos, fronteiras terrestres e portos marítimos quando deixarem os EUA.
A diretiva abrange todos os não cidadãos norte-americanos, incluindo titulares de vistos, residentes temporários, trabalhadores sazonais, menores e idosos.
No próximo ano, os Estados Unidos organizam o Campeonato do Mundo de futebol masculino, e em 2028 os próximos Jogos Olímpicos.
