
Christian Hartmann / Reuters
O presidente francês mostra-se satisfeito com a proposta grega para desbloquear um terceiro resgate. Em Atenas, Tsipras diz "estamos nisto juntos" apelando aos deputados do Syriza para aprovarem o plano.
Corpo do artigo
A boa recepção francesa às propostas gregas chega através da France Presse. A agência sublinha incluviamente que o ministro francês da economia considera que a Grécia fez "grandes avanços" nos últimos dias. Emanuel Macon saúda assim, o pacote de reformas apresentado quinta-feira à noite, em Bruxelas.
[twitter:619423038698864640]
As bolsas europeias também estão confiantes e negoceiam em alta esta manhã.
Num encontro com os deputados do Syriza, Alexis Tsipras pediu aos deputados que aprovem o plano. O chefe do governo grego lembra que tem um mandato para conseguir um acordo melhor, não para fazer sair a Grécia da zona euro. "Estamos nisto juntos", disse Tsipras.
A Grécia aceitou aumentar o IVA para os 23%, incluindo os restaurantes. Era até agora, um dos principais pontos de discórdia com os credores. O suplemento de solidariedade para os pensionistas, o chamado EKAS, vai acabar, bem como as pensões complementares. O pacote de reformas prevê ainda a penalização das reformas antecipadas e a subida da idade da reforma para os 67 anos, até 2022. Os cortes na despesa devem chegar aos 300 milhões de euros.