Governo mexicano já ativou plano de emergência nacional e tem mais de seis mil soldados em estado de prontidão.
Corpo do artigo
O furacão Norma, que está a aproximar-se da costa do México, ganhou força nas últimas horas e subiu à categoria 4 das cinco possíveis na escala que afere a intensidade deste tipo de fenómenos.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) alerta que os ventos podem exceder os 210 km/h de velocidade, isto num momento em que o Norma avança para a península da Baja California e deve atingir a zona de Los Cabos, uma popular estância balnear.
O governo mexicano ativou esta quarta-feira um plano de emergência nacional e já tem chovido com muita intensidade em vários estados costeiros do país, com especial atenção para dois deles.
Há mais de 6600 militares em estado de prontidão nos estados da Baja California e Baja California Sur, adiantou o secretariado mexicano da Defesa, sendo San Quintin, Mulege e La Paz as cidades que mais preocupam.
O Presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, citado pela agência France-Presse, já assinalou que a experiência acumulada pelo país neste tipo de fenómenos é a de que é preciso "colocar rápido no terreno equipas que ajudem a população e comida".
Para já, o NHC adianta que a velocidade dos ventos "pode flutuar" ainda esta quarta-feira e que se segue um "enfraquecimento gradual a partir desta sexta-feira e ao longo do fim de semana".
A avançar a uma velocidade próxima dos 11 km/h, o Norma deve aproximar-se da península da Baja California na noite desta sexta-feira para sábado.
A precipitação esperada é de 12 a 25 centímetros até domingo "ao longo do estado da Baja California Sur", podendo ainda agravar-se o volume de água. Por isto, esperam-se enxurradas e inundações urbanas, mas também deslizamentos de terras em zonas de terreno mais elevado, assim como ondulação muito elevada que pode "representar perigo de vida".