Pelo menos 45 palestinianos foram hoje feridos em Gaza, atingidos por tiros do exército de Israel durante uma marcha em direcção à fronteira israelita de Eretz.
Corpo do artigo
Cerca de um milhar de palestinianos marchavam hoje em direcção ao terminal israelita de Eretz, na fronteira da faixa de Gaza, apesar dos tiros, com o objectivo de comemorar a efeméride da "Nakba" (catástrofe) palestiniana, segundo a AFP.
Entre os feridos, cinco estão em estado grave, refere um balanço médico provisório. Segundo a rádio militar de Israel, os soldados israelitas, que têm ordens para impedir a entrada no território israelita, atiraram primeiro para o ar e depois para as pernas dos manifestantes.
No entanto, algumas dezenas de manifestantes chegaram à fronteira e entraram em Israel, acrescenta a rádio.
A comemoração anual da "Nakba", que assinala a criação do Estado de Israel em 1948 e o êxodo em massa de palestinianos que se seguiu, foi marcada por vários incidentes, desde sexta-feira e em Jerusalém foi morto um palestiniano de 16 anos.
A "Nakba" traduz o êxodo de 760 mil palestinianos, iniciando a questão dos refugiados, actualmente 4,8 milhões, distribuídos principalmente pela Jordânia, Síria, Líbia e territórios palestinianos.