A morte de um jovem palestiniano na zona Este de Jerusalém aconteceu por ocasião das comemorações do "Nakba", o exílio dos palestinianos após a criação do Estado de Israel, em Maio de 1948.
Corpo do artigo
Milad Saïd Ayache, de 16 anos, morreu, na manhã deste sábado, depois de ter sido atingido a tiro no bairro palestiniano de Silwan, palco de confrontos diários entre residentes e colonos israelitas.
Contudo, desconhecem-se as circunstâncias do incidente, uma vez que a família rejeitou a autópsia do jovem, mas segundo um tio, o jovem «morreu depois de ter sido baleado no abdómen» por um colono judeu.
O funeral realizou-se junto às muralhas da Cidade Velha de Jerusalém na presença de duas mil pessoas que gritavam «Deus é grande» e «Pelo nosso sangue, vingaremos este mártir», de acordo com informação da agência France Press.
As manifestações, que marcam o início das comemorações da "Nakba", cujo dia se assinala no domingo, começaram na sexta-feira com vários incidentes na zona Este de Jerusalém, na Cisjordânia.
Os confrontos mais violentos ocorreram, depois da oração de sexta-feira, nos bairros que circundam a Cidade Velha bem como no campo de refugiados de Chouafat.