Cessar-fogo termina sem novo compromisso para por fim às hostilidades. Horas antes do fim do prazo, o braço armado do Hamas disparou foguetes sobre a região de Tel Aviv e Israel respondeu disparando sobre Gaza.
Corpo do artigo
O prolongamento do cessar-fogo declarado na terça-feira, entre Israel e representantes palestinianos, terminou à meia-noite (22h:00 em Lisboa) sem sinal de ter sido conseguido um novo compromisso para pôr fim às hostilidades e com disparos de foguetes ao longo do dia entre as duas partes envolvidas no conflito.
Em Gaza, uma mulher e uma criança perderam a vida, e 20 pessoas ficaram feriadas, na sequência de disparos israelitas que ocorreram como represália a um anterior ataque do braço armado do Hamas, que disparou foguetes sobre as cidades de Tel Aviv e Jerusalém, tudo antes do fim do cessar-fogo.
Ao início da noite, o braço armado do Hamas, que controla Gaza, reivindicou o disparo de vários "rockets" sobre Israel mas, segundo a polícia israelita citada pela agência France Presse, os foguetes foram interceptados pela defesa anti-míssil israelita.
A interrupção do cessar-fogo pôs fim às negociações que decorriam no Cairo com vista a conseguir uma trégua prolongada entre as partes: a comitiva israelita regressou a Israel, a pedido do seu governo, enquanto que os negociadores palestinianos deverão abandonar o Cairo quarta-feira de manhã, adianta a France Presse.
O chefe da comitiva palestiniana considerou que o cessar-fogo «está morto» e responsabilizou Israel.
O braço armado do Hamas já veio entretanto ameaçar Israel com mais ataques, em particular contra o aeroporto Ben-Gurion, perto de Tel Aviv.