A Grécia está disponível para enviar propostas adicionais aos credores internacionais, nomeadamente no combate à evasão fiscal, segundo fonte governamental citada hoje pela agência AFP.
Corpo do artigo
«O Governo está pronto para adicionar mais reformas à lista», afirmou fonte governamental, acrescentando que algumas das propostas vão ser apresentadas «imediatamente» aos técnicos especialistas da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Os ministros das Finanças da zona euro estão reunidos esta tarde em Bruxelas para debater algumas destas propostas, com o alerta de Atenas de que pode haver um referendo à permanência do país no euro, em caso de rejeição das medidas.
«O objetivo é obter progressos políticos» na reunião de hoje, «não é para debater detalhes técnicos oficiais», disse o responsável.
As medidas apresentadas pela Grécia incluem planos para reduzir a burocracia, aumentar a receita do jogo online e contratar um conjunto de inspetores fiscais amadores - incluindo turistas - para detetar a fuga ao fisco. O responsável governamental admite que sejam apresentadas propostas adicionais para combater a evasão fiscal, incluindo auditorias fiscais.
À chegada à reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que decorre esta tarde, em Bruxelas, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou que é preciso «parar de perder tempo» e começar rapidamente as negociações sobre as reformas precisas que a Grécia deve executar.