A Grécia não vai conseguir formar um Governo de coligação, preconizou hoje Fotis Kouvelis, líder da Esquerda Democrática, um pequeno partido moderado.
Corpo do artigo
«Nenhum Governo de coligação pode emergir», acrescentou o político, antes do início das conversações agendadas pelo presidente Carolos Papoulias, na tentativa de encontrar uma solução de Governo no atual quadro parlamentar.
Fotis Kouvelis salientou a impossibilidade de formar Governo sem a presença dos radicais do Syriza, a segunda força política mais votada.
«Um Governo sem o Syriza não terá o necessário apoio popular e parlamentar», disse Kouvelis, antigo membro daquele partido, que abandonou em 2010.
Alexis Tsipras, líder do Syriza, já anunciou que não vai participar na reunião convocada pelo Presidente, para a qual foram chamados outros partidos como a Nova Democracia e o Pasok.
A Grécia vive um momento político conturbado e a impossibilidade de formação de Governo até quinta-feira, quando a nova composição do Parlamento se reunir pela primeira vez, obrigará à marcação de novas eleições em junho.
O impasse e as duvidas dos investidores sobre a crise das dividas soberanas da Europa, com os problemas da Grécia em primeiro lugar, estão a criar incertezas no mercado.