Grécia: Venizelos diz que prioridade é assegurar o pagamento da sexta tranche de ajuda
O ministro das Finanças da Grécia disse que a prioridade do Ministério é assegurar a sexta tranche do empréstimo internacional e cumprir as medidas necessárias de ajustamento.
Corpo do artigo
«A prioridade do Ministério é assegurar a sexta tranche e completar as necessárias medidas» para receber 8 dos 110 mil milhões de euros decididos em maio do ano passado, disse Evangelos Venizelos, que foi reconduzido no cargo depois da tomada de posse do novo Governo de unidade nacional liderado por Lucas Papademos.
Esta nova tranche tem de ser recebida em Atenas até meados de Dezembro, data a partir da qual o país enfrenta um cenário de rutura financeira, não tendo verbas para saldar os compromissos financeiros, nomeadamente o pagamento dos salários e pensões aos funcionários públicos.
De acordo com a agência financeira Bloomberg, Venizelos disse que os ministros das Finanças da zona euro podem aprovar a libertação desta verba depois de uma conferência telefónica, mas não anunciou uma data específica.
«O novo governo de unidade nacional fará o seu melhor para resolver os problemas do país», disse o novo primeiro-ministro, numa reunião com o antigo primeiro-ministro George Papandreou, depois da cerimónia de tomada de posse.
«Acredito que com a colaboração e a união de todos vamos alcançar os resultados que queremos», vaticinou o novo governante.