Guterres defende que COP28 deve decidir "eliminar gradualmente" os combustíveis fósseis
O líder da ONU afirmou que este é "o momento para a máxima ambição e máxima flexibilidade".
Corpo do artigo
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou esta segunda-feira a um acordo na COP28 para "eliminar gradualmente" os combustíveis fósseis, pressionando os negociadores a mostrarem flexibilidade nas últimas horas da cimeira sobre o clima.
"Agora é o momento para a máxima ambição e máxima flexibilidade", afirmou Guterres aos jornalistas no regresso à cimeira no Dubai, onde pediu também que se reconheça "a necessidade de eliminar gradualmente todos os combustíveis fósseis".
No dia em que começam as negociações finais na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), a decorrer no Dubai, o secretário-geral da ONU pediu aos países que não percam de vista os objetivos assumidos no Acordo de Paris e voltou a reforçar que o único caminho é o fim dos combustíveis fósseis.
O presidente da COP28, sultão Al Jaber, também diretor da companhia petrolífera dos Emirados Árabes Unidos, prometeu um "acordo histórico" a 12 de dezembro, aniversário do acordo de Paris.