A secretária de Estado norte-americana advertiu, esta sextaque o Irão, aliado do regime sírio, tudo fará para proteger o presidente Bashar al-Assad e anunciou um novo apoio à oposição civil no país.
Corpo do artigo
Na abertura de uma reunião do grupo "Amigos da Síria", onde participam cerca de 20 países e nove ativistas da oposição síria, e que decorreu à margem da 67ª assembleia geral da ONU, Hillary Clinton declarou que «não existe a menor dúvida sobre o facto que o Irão tudo fará para proteger o seu acólito em Damasco».
«O Irão é a principal tábua de salvação do regime» sírio, insistiu a chefe da diplomacia de Washington, assegurando que «o Irão fará todos os possíveis para escapar às sanções internacionais».
Os Estados Unidos têm acusado o Irão de apoiar militarmente o aliado sírio e o Presidente Al-Assad para impedir uma mudança de regime, num conflito que se prolonga há 18 meses e que, segundo diversas estimativas, já terá provocado 30 mil mortos.
Em paralelo, a responsável norte-americana anunciou uma nova ajuda humanitária e um apoio com destino à oposição civil síria num total de 45 milhões de dólares (35 milhões de euros).
«Anuncio igualmente 15 milhões de dólares suplementares [11,6 milhões de euros] para apoiar os grupos civis da oposição síria, elevando o nosso apoio total à oposição não armada a cerca de 45 milhões de dólares [35 milhões de euros]», acrescentou.