Uma sondagem do instituto BVA revelou na segunda-feira que François Hollande regista apenas 26% de apoio da população, o mínimo histórico de um chefe de Estado em França em 32 anos.
Corpo do artigo
De acordo com a sondagem da empresa francesa de marketing e estudos de opinião, 73% dos inquiridos durante o mês de outubro fazem uma má avaliação de François Hollande, uma percentagem que «pulveriza o recorde histórico de impopularidade de um Presidente da República».
Na sondagem encomendada pelo L'Express, France Intel e imprensa regional, o instituto BVA salienta que, nos últimos 32 anos, nenhum presidente francês baixou da fasquia de 30% de apoios, embora Nicolas Sarkozy tenha atingido esse valor e, antes dele, François Mitterrand e Jacques Chirac se tenham aproximado.
Hollande não consegue uma maioria de aprovação positiva em nenhuma das categorias da população francesa, e, entre aqueles que lhe entregaram o voto na segunda volta nas presidenciais de 2012, metade rejeita a atuação do Presidente socialista.
Entre os ecologistas, 54% têm má opinião de Hollande e o valor sobe para 66% nos inquiridos mais à esquerda do Partido Socialista.
Na direita, 97% dos inquiridos fazem uma avaliação negativa e, dentro deste grupo ideológico, 77% consideram que a atuação é «muito negativa».
A sondagem foi realizada entre 24 e 25 de outubro junto de 1.050 pessoas representativas da população francesa com 18 ou mais anos.