Faz esta segunda-feira um ano que o socialista François Hollande venceu a segunda volta das presidenciais francesas, tomando o lugar e impedindo Sarkozy de conseguir um segundo mandato no Eliseu. A TSF foi ouvir o vereador luso-descendente Hermano Sanches Ruivo, sobre este primeiro ano de mandato de Hollande.
Corpo do artigo
Faz hoje um ano que François Hollande garantiu a eleição para a presidência francesa ao bater Nicolas Sarkozy, devolvendo o Eliseu aos socialistas.
Entre o anunciado em campanha e o que foi este primeiro ano do exercício de Hollande, são conhecidos os acertos de rumo que o presidente francês teve de fazer depois da chegada ao poder.
Hermano Sanches Ruivo, vereador luso-descendente na Câmara de Paris, independente de esquerda e apoiante de Hollande, é crítico em relação ao primeiro ano do mandato: não tomou algumas decisões emblemáticas e a França continua com pouco poder de negociação junto da Alemanha.
Mas também há conquistas sociais que o político franco-português não quer deixar passar ao lado, como a aprovação do casamento gay em França.