Padre do Vale dos Caídos chegou a candidatar-se por duas vezes a eleições em nome de um partido considerado fascista.
Corpo do artigo
A igreja espanhola comunicou oficialmente ao governo de Madrid que não autoriza o acesso ao Vale dos Caídos para a exumação dos restos mortais de Francisco Franco.
A ministra da justiça espanhola fez pedido às mais altas instâncias da Igreja Católica há cerca de duas semanas, mas a resposta enviada pelo padre do Vale dos Caídos Santiago Cantera voltou a ser negativa, escreve esta quinta-feira o El Pais.
Entre os argumentos para manter o ditador espanhol na sepultura em que se encontra enterrado desde 1975 o pároco destaca a falta de consenso da família e o facto de o caso ainda estar na justiça. O Supremo Tribunal deve anunciar a decisão dentro de dois a três meses.
O Governo de Madrid diz que não está surpreendido com a posição de força do padre Santiago Cantera contra a exumação. Já é conhecida a sua posição ideológica: Antes de entrar na ordem dos Beneditinos o religioso foi candidato por duas vezes a eleições pelo partido Falange Espanhola Independente, considerado fascista.
"A posição obstrucionista do prior Santiago Cantera não impedirá que o processo siga seu curso", escreve o executivo de Pedro Sanchez em comunicado.
Em novembro de 2018 o Conselho de Ministros espanhol aprovou um decreto real para transformar o Vale dos Caídos será um "lugar de comemoração, evocação e homenagem às vítimas" da Guerra Civil onde "só poderão repousar os restos mortais" daqueles que morreram na guerra.
O documento, que modifica a Lei da Memória Histórica de 2007, declara como "urgente e de excecional interesse público" a imediata exumação e transferência dos restos mortais" do ditador.
Após a publicação deste decreto, os netos de Franco divulgaram um comunicado afirmando que não estão disponíveis "sob nenhuma circunstância" para colaborar "ativa ou passivamente" na decisão do governo.
Defendem que têm o direito de esgotar "todos os meios legais" à sua disposição para garantir os seus direitos como "únicos legitimados para decidir o destino dos restos mortais" do seu avô.
LER MAIS:
Há quem peça intervenção divina para que Franco fique no Vale dos Caídos
Quem quer ver um ditador? Turismo aumenta com a decisão de exumar Franco
"Finalmente as vítimas da ditadura vão deixar de pagar o túmulo do ditador"