Os dois independentistas das Canárias, que na passada segunda-feira realizaram um protesto nas Ilhas Selvagens, estão no Funchal, sob custódia da Marinha.
Corpo do artigo
Do grupo de quatro, que inicialmente realizou o protesto, restavam dois nas Ilhas Selvagens. Agora já não resta nenhum.
Os independentistas foram transportados para o Funchal. A informação foi confirmada à agência Lusa pelo movimento Alternativa Nacionalista Canária (ANC).
«Estão no Funchal. Estão sob custódia da Marinha, que não os deixa, para já, ter acesso à imprensa», adiantou Pedro Gonzalez.
O porta-voz do movimento acrescentou poucas informações. Revelou que os dois independentistas «chegaram ao Funchal durante noite de ontem [quarta-feira] ou hoje de madrugada. Pelo menos um deles falou com a mulher.
Estão os dois bem, foram muito bem tratados pela Marinha e pelas autoridades portuguesas, sem qualquer problema», declarou.
A agência Lusa contactou a Marinha e o Ministério e aguarda ainda informações oficiais sobre a situação dos dois homens.
Em comunicado a Autoridade Marítima Nacional disse na quarta-feira que os dois independentistas foram identificados e que iam ser transportados para o Funchal por não terem meios próprios de deslocação.
Segundo a nota publicada na página da internet da Marinha Portuguesa, as autoridades deslocaram para o local um navio patrulha com dois agentes da Polícia Marítima, que procederam à identificação dos dois cidadãos de nacionalidade espanhola.
Um grupo de militantes da Alternativa Nacionalista Canária (ANC) desembarcou. no início desta semana, nas Ilhas Selvagens num protesto simbólico de contestação às prospeções petrolíferas previstas na zona e de reivindicação de soberania sobre aquele arquipélago.