Pelo menos oito pessoas morreram e outras 132 mil foram retiradas das suas casas na sequência das inundações que afetam o norte da Malásia, de acordo com o último balanço divulgado pelos media locais.
Corpo do artigo
A última vítima mortal confirmada foi hoje encontrada pelas equipas de resgate no estado de Terengganu, indicou o jornal local Malaysiakini, informando ainda que a vítima é um homem de 37 anos que estava desaparecido desde a passada quarta-feira após o naufrágio de uma embarcação.
Os estados de Kelantan e de Terengganu estão a ser os mais fustigados pelas chuvas fortes que afetam a Malásia há quase duas semanas. Alguns 'media' locais já classificaram estas chuvas como as piores das últimas décadas.
[youtube:TcSDusDILvc]
Perante a situação de emergência no país, o primeiro-ministro malaio, Najib Razak, que estava de férias nos Estados Unidos, decidiu regressar na sexta-feira e visitar as zonas mais afetadas. Najib Razak foi bastante criticado durante esta semana depois da divulgação de uma fotografia que mostrava o governante malaio a jogar golfe nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que o seu país enfrentava uma crise.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro reuniu-se com o Conselho Nacional de Segurança e visitou de helicóptero as zonas mais afetadas pelas inundações. Posteriormente, Najib Razak visitou um centro de desalojados, onde conversou e comeu com várias pessoas que perderam as respetivas casas, segundo relataram os jornais locais.
A Malásia está em plena época de monções, que geralmente termina em março.