O Irão está disposto a colaborar com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) se este organismo «equilibrar a sua posição» em relação à república islâmica, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Ali Akbar Salehi.
Corpo do artigo
«Mais do que nunca, estamos dispostos a cooperar com a agência, se esta equilibrar a sua posição e respeitar os estatutos e os acordos de garantia», disse o ministro, citado pela agência de notícias iraniana Isna.
O ministro iraniano responde assim à resolução aprovada na sexta-feira pela AIEA contra o Irão, por suspeita de estar a trabalhar para se dotar de armas nucleares.
A resolução foi adoptada com 32 votos a favor, dois contra (Cuba e Equador) e uma abstenção (Indonésia) e manifesta «profunda e crescente preocupação» com as possíveis dimensões militares do programa nuclear do Irão.
Por seu turno, o representante do Irão na agência, Ali Asghar Soltanieh, disse que já convidou os responsáveis da AIEA para discutir as acusações que constam do relatório da resolução.