
André Rolo/Global Imagens (arquivo)
Em entrevista à TSF, o escritor judeu Richard Zimler fala sobre a guerra em Israel e a mais recente polémica entre António Guterres e o estado hebraico.
Corpo do artigo
O autor de livros como o "Último Cabalista de Lisboa" ou os "Os Anagramas de Varsóvia" é categórico quando diz que "obviamente não há qualquer desculpa para o terrorismo". No entanto, considera que "há ocupação e sofrimento" na Faixa de Gaza e muitos jovens veem o Hamas como "uma solução" para esses problemas.
Richard Zimler é norte-americano e "um judeu progressista" que "há décadas" acredita que a solução para aquela região passa pela existência de dois Estados.
Mas o ataque do Hamas pode ter adiado essa solução por "muitos anos". Para o escritor, "ironicamente" nem o Hamas, nem o governo israelita pretendem uma solução negociada.
TSF\audio\2023\10\noticias\25\25_outubro_2023_richard_zimler_janela
Um judeu preparado para o "hate mail"
Ao longo da entrevista, e quando fala em "negociações de paz", "dois Estados", "ocupação", mas também no "aumento do antissemitismo" vindo de movimentos pró-Palestina, Richard Zimler mostra ter opiniões polémicas.
O resultado já o conhece bem: "Sempre que eu falo deste assunto, vou ser insultado. É a triste realidade."
17225711