
Ueslei Marcelino/Reuters
Na Manhã TSF, a investigadora Carmen Fonseca antecipa grande instabilidade no país caso Lula da Silva seja condenado.
Corpo do artigo
O Brasil está a enfrentar "uma crise política, económica e moral". Carmen Fonseca, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), considera que o que país tem passado nos últimos anos afeta a credibilidade internacional do país, apesar de ser resultado de uma conjuntura interna.
Carmen Fonseca considera que este caso não fica desligado da tentativa de manobras políticas para impedir Lula de ser candidato às eleições de outubro, mas ainda assim acredita na separação de poderes. "Quero acreditar que existe alguma independência entre a Justiça e a Política".
TSF\audio\2018\01\noticias\23\manha_carmen_fonseca
Na Manhã TSF, a investigadora do IPRI lembra que, apesar de toda a conjuntura, Lula da Silva continua a ter uma taxa de aprovação bastante elevada. "A sociedade brasileira continua a acreditar em Lula", afirma, lembrando o "estatuto mítico" do antigo presidente no país.
Para Carmen Fonseca, se Lula da Silva for condenado, "são previsíveis consequências sociais que podem ser a origem de ser uma grande instabilidade no país".