O presidente da futura Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anuncia quarta-feira em Bruxelas, às 12:00 locais (11:00 em Lisboa), a composição da sua equipa, revelou hoje o seu gabinete.
Corpo do artigo
Na sexta-feira, Juncker anunciou ter completado a lista dos membros do futuro executivo europeu e que vai incluir nove mulheres, à semelhança da anterior Comissão dirigida por José Manuel Durão Barroso.
Entre os 28 novos comissários, 15 pertencem à direita e centro-direita, cinco são liberais e oito conotados com a corrente socialista.
«A equipa de Junker será forte. Mas diferente da aguardada por alguns. As pastas serão atribuídas a pessoas, não a países», sublinhou na segunda-feira numa mensagem Twitter Martin Selmayr, chefe de gabinete de Juncker.
Numa outra mensagem, Selmayr admitiu que se poderiam esperar por «surpresas».
Hoje, diversos 'media' afirmavam que os quatro cargos de vice-presidente, responsáveis pelos grandes 'dossiers' transversais, vão ser atribuídos a antigos primeiros-ministros, o estoniano Andrus Ansip, o letão Valdis Dombrovskis, a eslovena Alenka Bratusek e o finlandês Jyrki Katainen.
O antigo ministros das Finanças francês Pierre Moscovici, poderá assegurar por sua vez a área dos Assuntos económicos, um dos principais cargos da Comissão.