O líder norte-coreano admite "falhas" no esforço para evitar a entrada do novo coronavírus no país.
Corpo do artigo
Kim Jong-un alertou os cidadãos da Coreia do Norte para os dois perigos iminentes que ameaçam o país: a pandemia de coronavírus e o tufão Bavi.
O líder norte-coreano prestou declarações numa reunião do politburo após uma longa ausência da esfera pública, que levou a comunidade internacional a especular sobre o seu estado de saúde.
Apesar de não mencionar qualquer caso confirmado de Covid-19, Kim Jong-un já não garante perentoriamente que a Coreia do Norte está livre de contágios e admite mesmo "algumas falhas" no esforço para evitar a entrada do "vírus maligno" no país.
12472631
O tufão Bavi é outra das novas preocupações dos norte-coreanos. Espera-se que chegue no final da semana ao país que já enfrenta um dos maiores períodos de monções desde que há registo.
Segundo a BBC, o Bavi vai provocar chuvas torrenciais de até 300 mm a semanas da colheita de arroz de outono, essencial para a sobrevivência da população, espacialmente numa altura em que a fronteira com a China, o principal fornecedor, está cada vez mais fechada devido à pandemia.
As Nações Unidas estimam que 10 dos 25 milhões de habitantes da Coreia do Norte sofram de insegurança alimentar.
12553678