Um operador de câmara da cadeia de televisão alemã ARD detido sábado pela polícia do Hamas na Faixa de Gaza foi libertado esta quinta-feira, segundo a agência de notícias France Presse.
Corpo do artigo
«Estou muito satisfeito por ser outra vez livre», disse o operador de câmara.
Sawah Abou Seif, 42 anos, figurava entre as dezenas de pessoas detidas sábado, após a morte de cinco activistas do Hamas e de uma rapariga numa explosão atribuída pelo movimento islamita à Fatah, liderada pelo presidente palestiniano, Mahmoud Abbas.
A cadeia de televisão alemã anunciou quarta-feira a decisão de encerrar a sua representação na Faixa de Gaza para protestar contra a detenção de Sawah Abou Seif.
«Encerrámos o nosso escritório em sinal de protesto até à libertação do nosso operador de câmara», disse o produtor da cadeia pública alemã em Israel e nos territórios palestinianos, Mohamad Abou Faneh.
«O Hamas mantém-no detido sob o pretexto de que esteve implicado na explosão. Ele foi detido na noite de sexta-feira para sábado e não mantivemos qualquer contacto com ele posteriormente. Não teve qualquer ligação com a explosão», acrescentou Abou Faneh.
A explosão de sábado foi a mais mortífera contra o Hamas desde que este movimento assumiu o poder da Faixa de Gaza em Junho de 2007, em detrimento da Fatah.