O número de refugiados sírios nos países vizinhos continua a aumentar e o fluxo acelerou com 15 mil novas chegadas em três dias, informou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Corpo do artigo
«O número total de refugiados sírios registados ou aguardando registo era de 228.976 a 29 de agosto», contra perto de 215 mil a 26 de agosto, indica um comunicado do ACNUR.
«Continuamos a ver uma progressão constante», disse um porta-voz da agência humanitária, Adrian Edwards, que deu aos media os dados por país.
O ACNUR constatou um aumento do número de sírios que chegam à planície de Bekaa, no Líbano, com mais de 2200 novos refugiados na semana passada, quase o dobro da semana anterior.
Na Turquia, mais de 80 mil vivem em 11 campos e escolas, segundo os números das autoridades, citados pelo ACNUR. Três novos campos, com capacidade para dez mil pessoas cada, devem abrir em setembro.
À Jordânia, chegam em média mais de 1400 sírios por dia e estão registados mais de 72 mil refugiados, segundo a agência da ONU.
Desde o início em março de 2011 da revolta que se transformou em guerra civil, foram mortas na Síria mais de 25 mil pessoas, a grande maioria civis, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.