O fenómeno climático, considerado raro no país, foi registado desde as primeiras horas do dia em subúrbios como Sandton, Soweto, Roodepoort, e Heidelberg.
Corpo do artigo
O Serviço Meteorológico da África do Sul (SAWS, na sigla em inglês) considerou como fenómeno climático raro no país a queda de neve que surpreendeu esta segunda-feira de manhã os moradores de Joanesburgo.
A queda de neve registada desde as primeiras horas do dia em subúrbios como Sandton, Soweto, Roodepoort, e Heidelberg foi de imediato apelidada de "maravilha do inverno" e registada através de imagens e vídeos nas redes sociais pelos moradores que enfrentam falta de eletricidade e temperaturas baixas na capital económica sul-africana.
"O Serviço Meteorológico da África do Sul não antecipou o desenvolvimento de qualquer precipitação na província de Gauteng", afirmou à imprensa local Puseleto Mofokeng, do SAWS.
Segundo os meteorologistas, a queda de neve era antecipada nas províncias de Mpumalanga, região oriental, e de KwaZulu-Natal, sudeste do país, sendo que a neve mais intensa ainda deve ocorrer nas áreas do norte do Cabo Oriental, extremo sul do país.
"A neve corre em condições muito frias que devem durar até ao final da semana", adiantou, por sua vez, a metereologista Lehlohonolo Thobela.
A cidade de Joanesburgo, localizada a mais de 1700 metros de altitude, tem registado quedas de neves esporádicas desde os fortes nevões em 1996, tendo a anterior ocorrido em 2012.