Marido de ex-primeira ministra detido em investigação a finanças do Partido Nacional Escocês
Peter Murrell é suspeito num caso que investiga os cofres do partido de Partido Nacional Escocês.
Corpo do artigo
O marido da ex-primeira ministra da Escócia Nicola Sturgeon foi detido esta quarta-feira no decorrer de uma investigação sobre as finanças do Partido Nacional Escocês, do qual é ex-presidente executivo.
Segundo avança o jornal The Guardian, Peter Murrell foi "detido enquanto suspeito", está sob custódia e vai ser submetido a interrogatório policia.
A Polícia Nacional Escocesa levou a cabo esta quarta-feira várias buscas domiciliárias, depois de queixas de que o Partido Nacional Escocês usou 600 mil libras (cerca de 684 mil euros) provenientes de donativos - que se desativavam à campanha e a promover um segundo referendo à independência do país - para custear as despesas quotidianas do partido.
Imagens divulgadas pela imprensa britânica mostram carros da polícia à porta da casa de Peter Murrell e Nicola Sturgeon e fitas em redor para limitar o acesso.
Um porta-voz do partido disse estar a colaborar com a investigação da Polícia Escocesa, mas recusou comentar sobre a detenção do antigo dirigente.
A detenção ocorre pouco tempo depois de, em março, Nicola Sturgeon ter deixado a liderança do Partido Nacional Escocês após oito anos, e da sua demissão como chefe do governo autónomo da Escócia, invocando o "impacto físico e mental" sofrido nos últimos anos. Peter Murrell também deixou, na mesma altura, o cargo de ex-presidente executivo do partido.